História do CCS

Jair Barreto de Novais era um homem visionário, idealista e acreditava em conceitos que estavam além do seu tempo. Observando os destinos estagnados da juventude serrinhense, mesmo com a implantação do primeiro Ginásio e Escola Normal de Serrinha, ele se propôs a criar um colégio.


Em 1963, foi fundada a entidade educacional Colégio Comercial de Serrinha. Em 1964, o Ministério da Educação e Cultura autorizou o funcionamento dos cursos ginasial e Técnico em Contabilidade, dando um passo para a formação de profissionais liberais a nível de 2º grau.

O Colégio já foi criado como entidade filantrópica. Em 1966, publicou no Diário Oficial do Estado a portaria 406 de 21/02/66 autorizando o curso Normal, a primeira autorização a uma instituição privada para ampliar o estudo em Serrinha.
Em 13 de março de 1980, o Conselho Estadual de Educação autorizou mais um curso profissionalizante para o Colégio Comercial de Serrinha, o de Técnico em Secretariado. Em 17/12/82, o Conselho Estadual de Educação autorizou o funcionamento do curso Estudos Adicionais, ampliando ainda mais o estudo a nível de 2º grau, proporcionando a milhares de alunos entrarem no mercado de trabalho em todo país.

Com a reforma do ensino no Brasil, o curso profissionalizante perdeu força, passando a ser curso de 1º e 2º graus, hoje educação básica, que envolve Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O Colégio Comercial também oferecia o curso de datilografia.

O Colégio Comercial de Serrinha teve sua primeira equipe gestora formada por Jair Barreto de Novais, Waldir Correia de Cerqueira, João Batista e Anete Santana de Queiroz. Pouco tempo depois, assumiu a direção geral o professor Jair Barreto, com Maria José Araujo como vice-diretora, Clarice Freitas como secretária e Anete Santana de Queiroz como tesoureira.
No ano de 2000, Luiz Nogueira Coutinho de Novais assumiu a direção geral e permanece na posição até a presente data. Muita gente boa e competente faz parte da história de sucesso dessa escola, além de vários professores e funcionários que passaram por aqui contribuindo para a formação de milhares de alunos e inspirando-os a ampliar seus horizontes. A equipe gestora também incluiu professores como Rosane Alves, Monica Benevides, Adriele Ribeiro, Ester Santana, Angela Mota e Ana Maria Araujo.
Hoje, a gestão do Colégio é composta por Luiz Nogueira Coutinho de Novais (Diretor Geral), Ana Maria Cezar Novais (Vice-diretora), Darcyane Mota, Fabiola Cerqueira, Miralva Araujo (Coordenação), Janaína Barreto (Tesoureira) e Luana Souza (Secretária).
O quadro de professores e funcionários é composto de vinte e quatro professores e dezesseis funcionários. Ao longo dos anos, o Colégio Comercial vem se destacando no cenário educacional como um dos melhores colégios da região e entre os melhores da Bahia.


Nossa missão é prestar excelência em educação, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes dos seus deveres e direitos, capazes de atuar como agentes transformadores de mudanças. Nossa visão é ser excelência em educação, proporcionando uma aprendizagem significativa que contribua para a formação humana, profissional, intelectual e moral do aluno.
O Colégio é carinhosamente chamado de CCS, que significa Compromisso, Competência e Seriedade. O Colégio Comercial de Serrinha é sempre grato por tudo que pais, alunos, professores e funcionários fizeram e fazem pelo crescimento dessa escola.
Muito obrigado!


Pages