Sobre o CCS

O Colégio Comercial de Serrinha foi fundado em 21 de novembro de 1963, iniciando suas atividades com o ensino profissionalizante de contabilidade, por ser a formação profissional um demanda da juventude da comunidade naquele momento histórico. A partir daquele momento, o Colégio Comercial de Serrinha foi construindo seu espaço, representando um marco na educação de Serrinha e Região.

             Hoje, funcionamos nos três níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio (curso de formação geral). Ao longo dos seus 53 anos a instituição Colégio Comercial de Serrinha, sempre teve como objetivo maior uma educação de qualidade e para isso, contou com a contribuição de diversos educadores partícipes de sua história.
           No atual contexto social, vem buscando atender a dinâmica social, que está cada vez mais competitiva e exigente, no tocante ao preparo de um educando com uma visão multi-referencial,   dominando as diversas inteligências: cognitiva ,emocional, social etc.
           Por isso, compreendemos que o aperfeiçoamento pedagógico é uma necessidade inerente a ação educativa, bem como o trabalho de todos os atores sociais pertencentes à comunidade de aprendizagem. Somente com o envolvimento e desempenho de todos, objetivamos consumar as ações desse projeto democraticamente.
           Existe uma demanda social que consubstancia a existência histórica da Instituição, demonstrando a cada ação o envolvimento e relevância social da mesma para a comunidade serrinhense e região, seja no tocante a educação de qualidade, pelo seu histórico associado a ações de responsabilidade social, cedendo bolsas de estudo no passado, seja na geração de empregos, na maioria das vezes aproveitando o seu próprio alunado, seja na geração de empregos indiretos etc.
           Atendemos a alunos das classes média baixa e popular e nos deparamos com realidades socioeconômicas diversas, buscando atender sem restrições as necessidades de todos. A partir dessa realidade estamos preocupados com uma formação integral de nossos alunos, além do preparo para o vestibular.
            No início do milênio nos deparamos com uma sociedade que vem sofrendo grandes e rápidas mudanças. Com o advento de novas tecnologias e o processo de globalização, o acesso as informações tornou-se mais fácil e sem fronteiras. Dessa forma, o espaço educativo foi ampliado e já não se restringe ao ambiente escolar. Em virtude dessa realidade, o C.C.S está aberto a novas perspectivas não perdendo de vista a educação de qualidade, enfrentando o desafio de mobilizar o aluno para o aprendizado significativo e reconstruí-lo no dia a dia de sua ação educativa.
O C.C.S almeja uma educação voltada para a construção da cidadania, tendo os alunos e professores como sujeitos do processo ensino/aprendizagem, onde o educador deve mediar esse processo buscando possibilitar acesso à cultura e ao conhecimento historicamente construído de forma crítica e criativa, visando a compreensão do mundo e do outro para que possa compreender a si mesmo e aos outros nos diversos espaços sociais. A educação de qualidade, portanto tem que ter como alicerce os quatro pilares do conhecimento: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver com os outros e aprender e aprender a ser.
          Tendo em vista todos esses aspectos é que firmamos nossa ação pedagógica e para tanto estamos buscando investir em referenciais teóricos, para refletir sobre nossas práticas pedagógicas no desenvolvimento de um olhar crítico sobre os aspectos metodológicos, e conceituais. Ampliar e aprofundar a ação pedagógica através de trocas de conhecimentos e experiências das construções de novos caminhos, visando a articulação do processo de construção de conhecimento numa abordagem interacionista, internalizando ações do professor como mediador do processo ensino/aprendizagem e incorporação dos pressupostos teóricos da concepção que norteia á prática pedagogia diária da sala de aula.
          O processo ensino/aprendizagem não está restrito á simples memorização e repetição de conhecimento de forma desarticulada e fragmentada. Faz-se necessário um espaço educativo que colabore com o processo de formação de cidadãos autônomos, com identidade e senso crítico, sujeitos capazes de lidar com a diversidade e transformar a realidade a partir de ações conscientes e reflexivas.
        Diante dessa necessidade de atender a  essa perspectiva educacional e humana, respaldada em valores éticos é que o CCS, propõe-se a  construir a sua  ação educacional.

Missão da Escola
Promover educação de qualidade a partir do desenvolvimento de um processo ensino/aprendizagem, construindo competências, habilidades e formação cultural que possibilite a inserção do educando socialmente. Resumindo: Formação humana e excelência acadêmica. 
Visão
Ser um referencial de qualidade educacional, acompanhando as mudanças e demandas sociais, aprimorando os valores universais e as relações humanas, contribuindo para a construção de um mundo melhor, cumprido assim nossa responsabilidade.

Objetivos gerais
·         Desenvolver uma educação de qualidade, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, buscando alto desenvolvimento  e desempenho de nossos alunos.
·         Desenvolver e incentivar o exercício pleno da cidadania , proporcionando ao educando refletir acerca do mundo e de sua realidade,bem como perceber-se enquanto agente de transformação da realidade histórica e social, comprometendo-se com seu desenvolvimento.
·         Proporcionar aos nossos alunos e comunidade uma preparação para o trabalho, sendo um ser habilitado a exercer funções e tomar atitudes frente aos desafios,  reconhecendo o limite de seus direitos e deveres.
·         Proporcionar o desenvolvimento de múltiplas inteligências ,criticidade e criatividade.
·         Desenvolver relações de parcerias com as famílias e comunidade.

 Valores 

  • Relações éticas – respalda-se num conjunto de valores que  seguidos são essenciais para um bom convívio dentro da instituição: respeito a cada membro da comunidade escolar, evitando desagravos que magoem ou denigram a imagem do colegas de trabalho, aluno, pai ou qualquer parceiro, usar sempre o diálogo e o bom senso para resolver qualquer situação, sem ferir os direitos de nenhuma pessoa em sua integridade física, moral ou psicológica, respeito mútuo e responsabilidade.
  • Trabalho cooperativo – que todos se sintam membros da comunidade acolhidos e busquem fazer a sua função com eficiência, eficácia e efetividade, almejando o bom desempenho da instituição, com espírito colaborativo e coletivo. pois em um ambiente onde há cooperação o grupo é coeso e todos buscam alcance das metas coletivas e não individual.
  • Responsabilidade – assumir a responsabilidade de sua função de acordo com o contrato pedagógico e o regimento escolar, assumindo o compromisso de trabalhar sempre em prol da qualidade desejada e firmada neste projeto. Capacidade de cumprir seus deveres como cidadão e ser humano.
  • Solidariedade e compromisso social – buscar bem estar de nosso próximo e o melhor  para a instituição e para a nossa comunidade de trabalho dentro e fora da mesma, contribuindo através de envolvimento efetivo em projetos e ações organizadas da comunidade para ajudar a  mesma a progredir cada dia mais. A nossa responsabilidade social está também em fazer o nosso trabalho educativo da melhor forma, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos conscientes , críticos, permitindo sua inserção no mercado de trabalho.
  • Qualidade Educacional – que nossos alunos aprendam com qualidade, constituindo-se pessoas criticas, bons leitores e conscientes para atuar na sociedade cumprindo seus direitos e deveres como cidadão. Que nossos alunos alcance excelência acadêmica e formação humana.
  • Respeito – Respeitar as diferenças dentro do contexto escolar com todas as pessoas: alunos, professores, dirigentes, funcionários e pessoas da comunidade em geral. Usar  sempre o dialogo e o bom senso para resolver os conflitos.
Metas
Desenvolver um ensino de qualidade a partir de ações educativas de qualidade.

Ações

-          Melhorar o desenvolvimento dos alunos em leitura e escrita através de projetos  interdisciplinares e de todo ação pedagógica.
-          Promover seminários temáticos  para conscientizar e estimular os alunos sobre assuntos  relacionados aos problemas sociais contemporâneos.
-          Promover cursos em parceria com instituições que preparam para a formação profissional, tais como SENAC, CIEE.
-          Realizar viagens de estudo, pesquisa e lazer.
-          Devolver projetos interdisciplinares com temas relacionados a cultura regional e global.
-          Promover fóruns, reuniões e encontros com os pais buscando integrar ainda mais escola e família.
-          Implantar ações pedagógicas de reforço aos alunos com dificuldades de aprendizagem.
-          Desenvolver ações pedagógicas que estimulem a pesquisa estimulando a crítica  e a  criatividade.
-          Promover a formação continuada em serviço do corpo docente e do corpo técnico administrativo através de palestras, debates e minicursos sobre o processo ensino-aprendizagem, relações interpessoais e atendimento de qualidade.
-          Desenvolver atividades em grupo, como meio para promover a socialização e a cooperação, atendendo aos diferentes níveis e ritmos de aprendizagem, para resolver problemas inerentes a dinâmica grupal, tornando possível a aprendizagem entre iguais.
-          Implantar uma política de  incentivo de formação continuada  e reconhecimento da mesma, a partir de reflexões e responsabilidades coletivas.
-          Aumentar o índice de aprovação de nossos alunos nos concursos vestibulares de instituições públicas.
-          Implantou o sistema positivo de ensino em 2008.
-          Implantou a lousa interativa em 2010
-          Aumentar o número de alunos em todas as séries a partir de um esforço gerencial de todos os setores da escola: Direção, Coordenação, Professores e Funcionários do corpo técnico administrativo.